Votoka a mãi zungueira
120 mulheres zungueiras do município da Caála, província do Huambo, foram contempladas com um micro-crédito avaliado em 33. 330 AKZ disponibilizados pela Fundação Brilhante – a face social do subsector diamantífero, no âmbito do projecto “Votoka” expressão Umbundu que significa “levanta”, destinado ao empoderamento das mulheres zungueiras da província do Huambo.
O Director-Geral da Fundação Brilhante, Bruno dos Santos, considerou na ocasião, que “há a necessidade de potenciar as mulheres e prestar total apoio à elas, auxiliando o Executivo na prossecução do interesse colectivo”, e exortou à “audácia e resiliência para que outros financiamentos de natureza diversa possam ter lugar nos próximos tempos”. O evento que teve lugar na sede da comuna do Cuima, contou com a presença da Governadora Provincial do Huambo Loti Nolika e acolheu também mulheres oriundas da comuna da Catata e da sede do Município ( comuna sede e comuna da Calenga ) e aconteceu no encerramento da Jornada da Mulher Africana.
O projecto “Votoka a mãi zungueira” visa contribuir para a melhoria das condições de vida das mulheres que exercem uma actividade económica precária e buscam autonomia financeira com a atribuição de micro-crédito à 1.800 (Mil e oitocentas) mulheres dos 11 municípios da província do Huambo para o desenvolvimento de negócios diversos, ação que prossegue nos próximos dias. É uma iniciativa do Governo da Província do Huambo, patrocinada pela Fundação Brilhante e com o apoio metodológico da ADRA.