A Fundação Brilhante enquanto face social do Subsector diamantífero do país, tem como escopo a promoção do desenvolvimento social sustentável das zonas de exploração diamantífera, assim como o apoio as mais diversas causas socioculturais de Angola.
Os Projectos assentes no SURS- Sistema Único de Responsabilidade Social, são desenhados por forma a acudir e ajudar as populações mais carenciadas, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida, mediante uma abordagem que garanta a sustentabilidade dos mesmos.
A Implementação dos projectos, são por meio do denominado Programa de Desenvolvimento Sustentável das Zonas Mineiras- PDSZM, que numa primeira fase, vem beneficiando as Províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico, e poderão posteriormente alargar-se para as Províncias do Bié e Malanje. O programa PDSZM, é gerido pela Fundação Brilhante, sob um novo modelo de governança, que inclui o Comité de Auditoria Externa, Sociedade Civil, Autoridades Tradicionais, Governos Provinciais, constitui um contributo a concretização do PND, gizado pelo Executivo.
Desta forma, vários são os projectos nas áreas da EDUCAÇÃO, SAÚDE, CULTURA, DESPORTOS, AMBIENTE, EMPODERAMENTO, AGRICULTURA, EMPREENDEDORISMO, etc, já executados e outros em fase de execução, que têm sido levados a cabo ao longo destes anos de existência. Destacam-se alguns projectos em parceria com a Sociedade Mineira de Catoca e ONG Centro Ufolo para a Boa Governação.