Apresentados beneficiários dos programas “Catoca Académico” e Catoca Aluno”
A Fundação Brilhante em parceria com a Sociedade Mineira de Catoca, procedeu a 05 de Outubro de 2021, na cidade do Dundo, província da Lunda-Norte, à apresentação oficial dos beneficiários dos programas sociais “Catoca Aluno” e “Catoca Académico”, em cerimónia prestigiada pelo Governador provincial, Ernesto Muangala.
Ao discursar para os presentes, o governador destacou que a riqueza de um país está nos recursos humanos, facto que leva a Província a apostar cada vez mais na formação do homem.
Ernesto Muangala enalteceu o contributo da ENDIAMA e seus parceiros na realização de acções sociais, e considerou-os como verdadeiros parceiros do executivo na eliminação das assimetrias.
Para os vários programas, onde se incluem o “Catoca Aluno” e “Catoca Académico”, englobando também o crédito à mulher rural e ao jovem empreendedor, encontra-se disponível um orçamento anual de 535 milhões de kwanzas, dos quais 180 milhões para o pacote “Catoca Aluno”, e 64 milhões e 800 mil para o pacote “Catoca Académico”, para a graduação, pós-graduação e doutoramento dentro e fora do País.
O “Catoca Aluno” e “Catoca Académico” têm como objectivo apoiar jovens estudantes naturais do Leste nos seus estudos, e foram desenvolvidos no quadro da responsabilidade social da Sociedade Mineira de Catoca, em parceria com a Fundação Brilhante, contando com o apoio institucional dos Governos Provinciais da Lunda-Sul, Lunda-Norte e Moxico.