”A visita foi oportuna”
“Classifico esta visita como oportuna…”
Foram estas as considerações deixadas pelo Chefe do Departamento de Administração, Finanças, Recursos Humanos, Tecnologias de Informação e Responsabilidade Social do Projecto Mineiro Yetwene, Armindo Punga.
O responsável que falava no final da visita que a Delegação da Fundação Brilhante, braço social do subsector diamantífero, encabeçada pelo seu Director-Geral Adjunto para a Área de Estudos e Projectos Sociais Flávio Fernandes Francisco efectuou àquele projecto localizado na comuna de Camissombo, município do Lucapa, destacou a importância de que se reveste o Sistema Único de Responsabilidade Social – SURS, e revelou que o Projecto Yetwene trabalha neste momento em alguns projectos sociais virados para as populações dos bairros Samulambo e Naluzenga.
Durante a visita de constatação dos trabalhos da Área de Responsabilidade Social Empresarial, a delegação da Fundação Brilhante tomou conhecimento que o Projecto Mineiro Yetwene em fase de prospecção, criou na sua estrutura organizacional uma Secção de HSE (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) e Responsabilidade Social Empresarial sobre a dependência directa do Departamento de Administração, Finanças, Recursos Humanos, Tecnologias de Informação e Responsabilidade Social.
O Director-Geral Adjunto da Fundação Brilhante Flávio Fernandes Francisco alertou para a importância de se observarem critérios rigorosos de “caracterização dos bairros” para uma base de dados fiável, tendo em conta o censo original da população circunvizinha, o que facilita e ajuda na planificação e definição de prioridades.
O Projecto Mineiro Yetwene explora uma área de 508 km2. A sua exploração e do tipo aluvionar e está situado na província da Lunda Norte, Município do Lucapa, banhado pelo rio Chicapa. Tem como accionistas a Mountain Stability Lda e a ENDIAMA, E.P.